1. Comparação de custo
A comparação de custo ilustra uma diferença de CAPEX de 27,3% and diferença de OPEX de 39,4% entre um data center convencional e práticas operacionais tradicionais e um data center modular pré-fabricado projetado e implementados com as melhores práticas.
2. Construção Convencional
Quando um data center é projetado no modelo tradicional ele precisa ser implantado com sua capacidade final desde o início, o designer planeja para uma carga final no pior cenário, pois os custos e as penalidades operacionais por ficar sem capacidade durante a vida útil do data center são muito altos. Na realidade, a carga final raramente atinge o número projetado. Economias significativas em CAPEX e OPEX são obtidas quando o data center é construído para crescer modularmente, implantado por fase conforme demanda.
3. Modularidade e escalabilidade
Poder implantar um data center em módulos e escalonar a sua infraestrutura ao longo do tempo resulta em maiores economias, pois os custos de capital e os custos de manutenção são adiados até que sejam necessários para suportar a carga. Além disso, o sistema opera mais próximo de sua demanda a cada fase, resultando em economias de energia. Como pode ser visto, há uma economia de OPEX considerável.
4. PUE entre as soluções modulares e tradicionais
A figura abaixo nos mostra a diferença entre PUE entre as soluções modulares e tradicionais. Ao comparar o PUE de um data center implantado tradicionalmente com um modular que se escala à medida que a carga é aumentada. No início da vida útil do data center, quando a carga é pequena, uma grande penalidade de eficiência é incorrida devido a baixa utilização em função da totalidade da carga instalada. A modularidade e escalabilidade diminui esse efeito em até 50% da conta de eletricidade em instalações reais. A vantagem econômica, tanto em CAPEX como em OPEX é uma das principais razões pelas quais a indústria está se movendo em direção dos data centers modulares pré-fabricados e escaláveis.
5. Climatização, distribuição de energia, piso elevado
O sistema de climatização dos data centers modulares é mais eficiente, uma vez que utilizam modelos com economizer, e estão acoplados próximos as cargas. O que reduz o custo de energia pois melhora muito a eficiência da distribuição do ar. A distribuição de energia também é mais eficiente em função das UPSs estarem próximas as cargas e os custos do piso elevado podem ser evitados quando a climatização for in row or in rack e a distribuição de energia e cabos é feita por cima.
6. Pré fabricado
Essa arquitetura padronizada pré-fabricada reduz o CAPEX primeiramente devido ao fato de os componentes serem montados e integrados por um único fornecedor. E em segundo lugar, a montagem em fábrica é menos cara do que a construção in loco que necessita de uma estrutura cara de gestão para cuidar dos múltiplos fornecedores no campo. Além disso, o tempo gasto na calibração dos controles do sistema de resfriamento através da integração de ventiladores, bombas, circuitos, chillers, torres de resfriamento e outros, é drasticamente reduzido quando módulos padrão são implantados.
7. Áreas menores
Edifícios tradicionais são projetados tendo os humanos em mente. Por essa razão, salas elétricas e/ou mecânicas dentro de um edifício podem ser especificadas para consumir de 4 a 5 vezes o espaço de piso para atender aos requisitos do código local, em comparação com a solução modular que é projetado para interação humana infrequente. Esse espaço extra então exige mais energia e mais água para resfriar, aquecer e ventilar o espaço. A natureza compacta da solução modular pré-engenheirada e pré-fabricada significa que mais equipamentos é compactado em um “invólucro”, resultando em uma eficiência maior quando se pensa em footprint. Com um custo típico de $1076 a $1614 por metro quadrado, isso resulta em economias significativas. A área confinada dentro da solução modular também permite que a operação seja mais rigidamente controlada, pois a influência de outros sistemas (como sistemas de conforto do edifício) é inexistente. Isso ajuda a evitar o resfriamento excessivo. Além disso, os módulos de instalações pré-fabricados são isentos de cargas “parasitárias”, como áreas de escritório ou iluminação compartilhada.
8. Controles de resfriamento padrão e integrados
Os controles de resfriamento impactam a efetividade da planta de resfriamento e a operação em modo economizer. Um projeto com controles integrados padrão torna a operação da planta de resfriamento mais previsível e confiável. Os componentes de resfriamento tradicionais geralmente são dimensionados maiores para levar em conta a incerteza de desempenho resultante de sistemas únicos com controles personalizados.
Os designs tradicionais quase sempre incorporam intencionalmente capacidade excedente de carga, pois a expansão da capacidade de energia é extremamente difícil e cara em um data center em produção. Isso muitas vezes resulta em uma abordagem excessivamente conservadora no planejamento de capacidade, o que resulta em maiores custos de capital iniciais e um data center cronicamente ineficiente.
Data centers modulares pré-fabricados, por outro lado, eliminam essa tendência de superdimensionamento desnecessário, pois sua arquitetura modular e padronizada torna muito mais fácil adicionar ou reduzir capacidade para atender à demanda dinâmica e real. Isso, em conjunto com tecnologias de energia e resfriamento integradas e eficientes, resulta em economias de TCO de aproximadamente 30% em comparação com data center tradicionais.